domingo, 19 de dezembro de 2010

Serra da Misericórdia - Serra Chorona

Quem não conhece a Serra da Misericórdia, fique sabendo que é a Serra mais famosa do Brasil e eu diria até mesmo do mundo, pelo menos nos últimos meses. Famosa pela violência, pela guerra urbana, pela entrada do Exército e Polícias, enfim. Mas venho falar da Serra por outros atributos.


A Serra chorona possui pedreiras que extraem seus minérios, causando degradações ambientais. Mas assim como o seu povo é guerreiro e luta pela vida e pela sobrevivência a serra fez o mesmo e luta para continuar existindo. Confira o lago que se formou pelas suas "lágrimas".
Este lindo lago que se formou e pôde ser observado até março de 2010, hoje encontra-se seco, suas águas foram drenadas pela empresa da pedreira, com a explicação que seria perigoso banhar-se naquelas águas e responsabilizando a ONG por estimular o uso do lago. Quando soube disto fiz-me as perguntas: foi a ONG que fez as escavações que geraram o lago? Qual a compensação ambiental que as empresas que extraem os minérios trazem para a Serra? Essas mesmas empresas que degradam a Serra ainda deixam rastros de sua passagem: destroem ruas, sujam as mesmas com cimento que cai dos caminhões, muitas casas estão com rachaduras, ruas enchem com o solo lixiviado da Serra, perda da beleza cênica.

As empresas beneficiadas pela extração devem promover reparação ambiental e compensações ambientais. Temos que cobrar ao órgão ambiental INEA e mobilizar a opinião pública para que ações possam ser feitas.

Veja como o lago está agora.

Confira a reportagem no blog: http://informativorio.blogspot.com/2010/12/bope-visita-o-piscinao-do-trafico-no.html


Simone Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário